Poligrafia Respiratória

Poligrafia respiratória

O estudo do sono pode ser feito em casa.

O estudo do sono em casa é semelhante ao realizado num laboratório do sono ou hospital, com a conveniência e componente prática adicional de estar em sua própria casa. Antes da noite do estudo do sono no domicílio, um profissional médico especializado em medicina do sono, irá mostrar-lhe como adaptar os sensores e monitores e como usar o aparelho de registo durante a noite.

Na noite em que agendou a realização do estudo em sua casa, seguirá com a sua rotina noturna normal, preparando-se para dormir, tudo será colocado como indicado e o registo terá início. Na parte da manhã, irá retirar tudo conforme indicado e devolverá o equipamento de registo ao laboratório do sono ou hospital.

Um tipo de equipamento de estudo do sono em domicílio é o equipamento de diagnóstico ResMed ApneaLink  Plus. O ApneaLink Plus inclui uma banda de tórax, uma cânula nasal, um oxímetro e um equipamento de gravação, que substituem todos os sensores e tubos que são colocados quando um estudo do sono é realizado num laboratório de sono e fornece resultados úteis e precisos. Simples, rápido e fácil de usar, o ApneaLink Plus informa sobre apneias, hipopneas, limitação de fluxo, ressonar, saturação de oxigénio no sangue e padrões respiratórios dentro do registo.

Entre outras coisas, um estudo do sono – também chamado de polissonografia ou PSG – é usado para demonstrar se tem apneia do sono e, em caso afirmativo, quão grave é. O “score”principal obtido num estudo do sono é chamado de índice de apneia – hipopneia ou IAH. A sua pontuação IAH indica o número de apneias e hipopneas que experimenta por hora durante o estudo do sono.

Gravidade da apneia do sono IAH (por hora)
Normal Menos de 5
Leve de 5 a 15
Moderado de 15 a 30
Grave mais de 30

Além do IAH, o estudo do sono também regista os níveis de oxigénio no sangue, um fator que pode contribuir para uma sonolência diurna excessiva.